COMUNICAÇÃO

A arte de falar em público

NDH - Núcleo de Desenvolvimento Humano
Rua Clélia, 1375 - Lapa
CEP: 05042-000
São Paulo - SP   (ver mapa)

Fone: 55 - 11 - 3864.1084
Fax: 55 - 11 - 3675.6020


A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO


A comunicação exerce um papel fundamental na realização e constituição do ser humano nesta sociedade globalizada e competitiva que exige cada vez mais das potencialidades do indivíduo. É pela comunicação que podemos interagir e alcançar o indivíduo.

A habilidade de comunicação é requisito fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Hoje, com o mundo ágil e mudanças rápidas, quem não souber expressar-se de forma consistente e adequada fica à margem do processo evolutivo

MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
Um primeiro motivo pode ser a timidez. Mas também há pessoas dotadas de aparente desenvoltura que foge de qualquer platéia.

O medo de falar em público encabeça a lista dos pavores humanos, atingindo mais de 95% das pessoas, segundo recente estudo norte-americano. Manifesta-se em sensação de mal-estar, suor excessivo, gagueira, tremor nas pernas, confusão mental e até verdadeiro pânico.

Para uma boa Comunicação e eficácia em falar em público necessitamos superação de dificuldades. Ambos requerem treinamento, coragem, disciplina e perseverança.


IMPOSTAÇÃO VOCAL
“A palavra comunica, pela voz se manifesta. A mesma voz que revela o que a palavra não diz”.
Edmée Brandi, escritora.

Comunicamo-nos de múltiplas formas: pelo olhar, pelos gestos, pela expressão corporal, pela expressão facial e pela fala. A voz, porém, é responsável por uma porcentagem muito grande das informações contidas em uma mensagem que estamos veiculando e revela muita coisa sobre nós.
A voz fala mais do que as palavras e é um dos meios de interação mais poderosos que possuímos e revela muito das nossas características pessoais.

Objetivo:
Apresentar técnicas para melhorar a dicção, pronúncia e entonação, ou seja, informações que irão orientar sobre uma emissão correta da voz e, consequentemente, melhorar o empenho na comunicação profissional e pessoal.
Público Alvo:
Indicado para profissionais liberais, professores, autoridades, advogados, atores ou pessoas que desejam ter um bom desempenho na comunicação oral.

Duração: 4 horas
Data: 25/04/09 (sábado)
Horário: 9:00 às 13:00 hs
Investimento: R$ 180,00
Pagamento em duas vezes ou à vista com 10% de desconto.
Ministrado por: Nilza Martins Gimenes
Fonoaudióloga CRFa 10716
Data das aulas: 02, 09, 16, 23 e 30 de junho de 2009.

Ministrado por: Nilza Martins Gimenes (Fonoaudióloga CRFa 10716)
As reservas serão aceitas até o dia 21/04/2009 pelo email. ndh@ndh.com.br ou pelo telefone 3864-1084 e confirmadas mediante de comprovação de boleto bancário


CURSO DE ORATÓRIA
Como fazer apresentações de impacto. Como utilizar a expressão corporal (gesticulação, postura, comunicação visual). Estimulando a criatividade na comunicação. Como preparar e apresentar discursos, aulas e palestras. Fazendo uso da improvisação. Como falar com clareza e objetividade. O uso dos recursos audiovisuais. Como lidar com o "branco" e responder perguntas complicadas. Como eliminar os vícios de linguagem e adequar a fala aos ouvintes.

Objetivo:
Preparar o profissional para fazer apresentações em público, discursos e palestras; com naturalidade e desembaraço. Os enfoques teóricos e práticos do curso possibilitarão uma melhor utilização dos recursos pessoais de comunicação na ministração de treinamentos e também uma relação mais produtiva e envolvente do comunicador com os seus ouvintes.
Público Alvo:
A quem interessar.

Duração: 15 horas
Frequência: Segunda-feira das 19:00 as 22:00 hs.
Investimento: R$ 500,00 Pagamento em duas vezes ou à vista com 10% de desconto.
Data das aulas: 02, 09, 16, 23 e 30 de junho de 2009.
Ministrado por: Nilza Martins Gimenes /Fonoaudióloga CRFa 10716
As reservas serão aceitas até o dia 26/05/2009 pelo email. ndh@ndh.com.br ou pelo telefone 3864-1084 e confirmadas mediante de comprovação de boleto bancário

DICAS DA FONOAUDIÓLOGA

Hábitos que auxiliam para uma boa emissão vocal

Observe algumas sugestões:

  • Mantenha-se sempre hidratado, bebendo pequenos goles de água durante o uso da voz.
  • Reduza o consumo de cafeína (café e chá preto).
  • Controle o uso da voz quando estiver com problemas de saúde, principalmente nos quadros gripes, resfriados ou alergias das vias respiratórias.
  • Monitore sua voz para verificar se você não está falando mais alto que o necessário.
  • Articule corretamente as palavras, abrindo bem a boca para amplificar os sons.
  • Deixe o corpo movimentar-se livremente, acompanhando a fala com gestos e expressões faciais.
  • Use roupas confortáveis, que não apertem a região do pescoço, do tórax e abdômen.
  • Evite mudanças brusca de temperatura muita atenção ao uso de ar condicionado.
  • Nunca se auto-medique.

O médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo podem dizer se o uso vocal está adequado ou não, dar orientações preventivas, avaliar e tratar a patologia, se existente. Vale lembrar que o tratamento precoce é sempre mais rápido e eficiente,


Atenção!

Você recebeu essa mensagem porque alguém colocou seu e-mail em nosso banco de dados.
Essa mensagem não é Spam, caso você não queira mais receber nossas informações basta entrar em nosso site, na página de NewsLetter, colocar seu E-mail e marcar "Remover" que seu E-mail será retirado de nosso banco de dados. (Para acesso à remoção clicar aqui)

Para mais informações consulte nosso site no endereço abaixo:

www.ndh.com.br                                     ndh@ndh.com.br