ANOREXIA
NERVOSA E BULIMIA

NDH - Núcleo de Desenvolvimento Humano
Rua Clélia, 1375 - Lapa
CEP: 05042-000
São Paulo - SP   (ver mapa)

Fone: 55 - 11 - 3864.1084
Fax:   55 - 11 - 3675.6020


ANOREXIA NERVOSA
Critérios Diagnósticos para F50.0 - 307.1

Critério A.
          Recusa a manter o peso corporal em um nível igual ou acima do mínimo normal adequado à idade e à altura (por ex., perda de peso levando à manutenção do peso corporal abaixo de 85% do esperado; ou fracasso em ter o ganho de peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor que 85% do esperado).

Critério B.
          Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo, mesmo estando com peso abaixo do normal.

Critério C.
          Perturbação no modo de vivenciar o peso ou a forma do corpo, influência indevida do peso ou da forma do corpo sobre à auto-avaliação, ou negação do baixo peso corporal atual.

Critério D.
          Nas mulheres pós-menarca, amenorréia, isto é, ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. (Considera-se que uma mulher tem amenorréia se seus períodos ocorrem apenas após a administração de hormônio, por ex., estrógeno.)

Especificar tipo:

          Tipo Restritivo: durante o episódio atual de Anorexia Nervosa, o indivíduo não se envolveu regularmente em um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação (isto é, auto-indução de vômito ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas).


          A inanição da Anorexia Nervosa e os comportamentos purgativos às vezes associados a ela acarretam condições médicas gerais significativas. Estas incluem o desenvolvimento de anemia normocítica normocrômica, prejuízo da função renal (associado com desidratação crônica e hipocalemia), problemas cardiovasculares (hipotensão severa, arritmias), problemas dentários e osteoporose (conseqüência do baixo consumo e absorção de cálcio, secreção reduzida de estrógeno e maior secreção de cortisol).

          Raramente um indivíduo com Anorexia Nervosa se queixa da perda de peso em si. Essas pessoas freqüentemente não possuem insight para o problema ou apresentam uma considerável negação quanto a este, podendo não ser boas fontes de sua história. Portanto, com freqüência se torna necessário obter informações a partir dos pais ou outras fontes externas, para determinar o grau de perda de peso e outros aspectos da doença.

A BULIMIA NERVOSA

          Geralmente inicia-se na adolescência. É um transtorno que vem aumentando consideravelmente também, devido aos padrões de beleza exigidos pela sociedade atual. Este movimento começou na década de 70, em que ocorreu a valorização e ênfase à magreza. Portanto, o excesso de peso favorecia a discriminação social, o isolamento e a baixa auto-estima, para as pessoas (principalmente mulheres) que estavam fora do modelo adotado. Todo este panorama facilitou a emergência e proliferação deste transtorno, que será definido a seguir.

Segundo o DSM IV ( 1994 ) , a Bulimia Nervosa ( BN ) caracteriza-se por:

  1. Episódios recorrentes de comer compulsivo, definidos por:
    • Ingerir, em curto intervalo de tempo (menos de 2 horas), uma quantidade de alimento superior do que a maioria das pessoas conseguiria comer durante um período de tempo igual e sob circunstâncias similares.
    • Sentimento de perda de controle sobre a alimentação, (um sentido de não poder parar de comer ou não controlar o quê e quanto se consome).
  2. Episódios compensatórios inadequados e recorrentes para evitar o ganho de peso, como vômito auto-induzido, abuso de laxantes e diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejum e exercícios físicos excessivos.
  3. Tanto os episódios do comer compulsivo como os comportamentos purgativos, devem ocorrer, com a freqüência mínima de duas vezes por semana, por no mínimo três meses
  4. Prejuízo em sua auto-avaliação em conseqüência da forma e pesos corporais.
  5. O transtorno não acontece exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa
    As pacientes bulímicas têm preocupação excessiva com o formato corporal, sendo que a maioria das vezes, a perda de peso adquirida, não produz a sensação de magreza suficiente. Para obter a perda de peso, muitas pacientes induzem o vômito ou fazem o uso inadequado de laxantes, diuréticos. Este método é conhecido como sub-tipo purgativo. (DSM IV - 1994 )
    Outra maneira utilizada para compensar a compulsão alimentar é o sub-tipo não purgativo, em que as pacientes fazem jejum o dia inteiro ou mais, ou se exercitam excessivamente. (DSM IV - 1994 )

Ballone GJ, Moura EC - Anorexia Nervosa, in. PsiqWeb, Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/, revisto em 2008

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV), 4 ed. Washington, D.C., 1994.

Agende uma consulta e para maiores informações.


Atenção!

        Você recebeu essa mensagem porque alguém colocou seu e-mail em nosso banco de dados.
        Essa mensagem não é Spam, caso você não queira mais receber nossas informações basta entrar em nosso site, na página de NewsLetter, colocar seu E-mail e marcar "Remover" que seu E-mail será retirado de nosso banco de dados. (Para acesso à remoção clicar aqui)

Para mais informações consulte nosso site no endereço abaixo:

www.ndh.com.br                                     ndh@ndh.com.br