Qualidade
– conceito que gera bem estar dentro da organização
escolar
Um olhar para a busca de soluções
Atualmente,
as escolas vêm enfrentando uma série de desafios
que são originados pela nova estruturação
e forma de atuação da sociedade contemporânea.
Além
de ter que preparar o aluno para enfrentar esta sociedade que
é extremamente exigente quanto à capacitação
e desempenho cognitivo e pessoal de seus integrantes, algumas
instituições escolares também têm
assumido tarefas em relação às suas crianças,
que até a alguns anos atrás era de responsabilidade
única e exclusiva dos pais. Esta realidade em parte foi
gerada pela necessidade do ingresso da mulher (mães)
no mercado de trabalho.
Hoje,
há muitos alunos que ficam na escola período integral,
e que recebem o tratamento que anteriormente era realizado em
casa, como alimentação, realização
dos deveres de reforço escolar e até mesmo a manutenção
da higiene pessoal. Portanto, a instituição por
estar mais próxima da realidade de seu educando, acaba
assumindo a responsabilidade do desenvolvimento cognitivo, e
por que não dizer psíquico e social da criança.
Ocupação esta que nem sempre é muito fácil,
pois nem sempre o educador está preparado para esta missão,
ou por ter sido formado apenas para passar o conteúdo
de sua disciplina ou por ter o seu campo de atuação
limitado dentro de tamanha complexidade.
A
situação agrava-se quando os pais sentem-se culpados
por ACHAREM que não estão totalmente presentes
na educação dos filhos ou com dificuldade de lidar
com este processo. Tal condição gera o risco de
motivar posturas de extrema permissividade, proteção
nociva, negação ou negligencia do problema ou
até mesmo, condutas de extrema rigidez, que não
resolve a questão da criança.
Por
outro lado, a escola precisa manter a qualidade de serviços
que é oferecido a sua clientela. Para este fim, os profissionais
que nela trabalham precisam lidar com este intrincado cenário,
cujo preparo necessita estar embasado em aprimoramentos que
devem estar de acordo com a missão e metodologia da escola
como também na qualidade das relações interpessoais
que são estabelecidas entre os funcionários e
administração e da própria instituição
escolar e a população que atende.
A GRANDE QUESTÃO É: ISTO É POSSÍVEL?
IMPLANTAR O CONCEITO DE QUALIDADE? SIM. DESDE HAJA PREDISPOSIÇÃO
PARA ENCARAR A SITUAÇÃO, ADOTANDO DE PREFERÊNCIA,
CONDUTAS PREVENTIVAS PARA RESOLVER A QUESTÃO.
Para
que este processo seja efetivo: três pilastras precisam
ser trabalhadas. E o NDH oferece suporte e sugere algumas propostas
para atingir este objetivo:
Frente
a este quadro, o N.D.H. vêm propor a sua instituição,
uma parceria, em que ofereceremos a vocês, os nossos serviços
e os nossos conhecimentos específicos dentro das áreas
que serão expostas no prospecto a seguir, com o objetivo
de atender as necessidades da sua instituição e
clientela. Acreditamos que, através da troca de informações
e experiências na qual a escola entra com a sua experiência
cotidiana e a nossa instituição com os conhecimentos
citados acima, poderemos fornecer à comunidade escolar,
um melhor atendimento e a possibilidade de um desenvolvimento
mais sadio por parte de suas crianças.
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