Psicologia

 

1) Avaliação  psicodiagnóstico
2) Psicoterapia (abordagem  Cognitiva Comportamental)
3) Projetos que foquem ações profiláticas para manutenção de saúde saúde mental.
4) Programas para gestão do estresse em organizações

 

O que é psicoterapia?

Trabalho cujo alicerce está embasado na ciência da psicologia e no processo de autoconhecimento que é construído pelo próprio indivíduo através da análise e percepção de seu próprio comportamento e história de vida. O atendimento pode ser feito em grupo e/ou individualmente.

 

Objetivo

Consiste em proporcionar ao indivíduo, a possibilidade de o mesmo descobrir através do processo descrito acima, quais são:

As limitações (medos, inseguranças, ansiedades, etc) e suas respectivas causas,

As suas potencialidades (ignoradas ou não) e as principais ferramentas que o auxiliam a estabelecer o contato com o mundo externo (pensamento, intuição, sentimento e sensação), para que estas possam ser melhor aproveitadas.

 

 

Avaliação Psicodiagnóstica

Avaliação que consiste em levantar dados que construam, através de instrumentos especializados, o perfil psicológico do indivíduo que realiza este processo.

 

Orientação Vocacional

É um processo que consiste em criar possibilidades de autoconhecimento ao indivíduo, para que o mesmo possa ao entrar em contato com a sua própria personalidade, descobrir quais são suas capacidades a fim de potencializar suas aptidões e seus interesses profissionais, que são aspectos importantes na hora da decisão.

Não se deve esquecer também em verificar o que pode estar dificultando essa escolha, preparando o indivíduo lidar com esta angústia de decisão, pois é preciso levar-se em consideração que o adolescente geralmente está muito indeciso para fazer uma opção profissional, o que é esperado para essa fase de transição.

 

Assessoria nas escolas

Considerando-se que o psicólogo é o profissional ligado as questões emocionais e que dispõe de recursos e técnicas para lidar com as pessoas e grupos é que temos o projeto de assessoria nas escolas, onde dispomos de um tempo pré-determinado para atendermos professores ou pais, frente às situações-problemas que surgem no campo escolar.

 

Palestras e workshops

Tem por meta atingir os objetivos acima citados e mencionados pelas outras modalidades, que é realizar o trabalho para propiciar a possibilidade de ampliação de consciência do próprio indivíduo, levando-se em conta a sua realidade interna e a realidade externa na qual está inserido. O aprimoramento desta percepção visa propiciar ao Ser a oportunidade de o mesmo desenvolver um padrão de vida mais consciente e possivelmente uma melhor qualidade de vida.

 

 

Orientação aos pais ou responsáveis

Aconselhamento realizado aos  responsáveis pela tutela da criança, que consiste em trazer orientações e informações que estejam de acordo com o quadro clínico apresentado pela mesma. Este trabalho visa adquirir a partir deste esclarecimento, a conscientização destes provedores, para que eles possam contribuir ativamente no processo de desenvolvimento do tratamento realizado.

 

Psicoterapia Breve

É caracterizada por tratamento que possui um tempo delimitado para encerrar.

Os objetivos terapêuticos estão ligados à necessidade imediata do indivíduo, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade.

O enfrentamento de situações de conflito, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pelo terapeuta e pelo paciente.

Existem alguns aspectos que são fundamentais para entendermos o funcionamento da Psicoterapia Breve: o foco do tratamento, ou seja, um ponto específico da vida do paciente em que serão trabalhadas as questões maneira objetiva e eficaz.

 

Arte-terapia

Este é o nome que se dá ao processo que utiliza a arte como uma ferramenta mediadora, cuja função é facilitar a conexão entre a realidade externa (meio ambiente) e o universo interno do indivíduo. Este trabalho também consiste em auxiliar no desenvolvimento da percepção do meio ambiente e da própria auto-percepção, sendo que através destas duas vias torna-se possível acessar informações e conteúdos de sua realidade psíquica. Portanto, também pode ser um valioso instrumento a ser utilizado para a construção do processo de autoconhecimento.

 

Consciência Corporal

Segundo Jung, nossa consciência possui uma base psíquica e outra somática que se correlacionam. Portanto, esta ferramenta também pode ser utilizada no processo de auto-conhecimento, em que o paciente poderá adquirir através da percepção do próprio corpo e do espaço em que ele se encontra inserido, quais são suas tensões e formas de lidar com elas, como também o aprimoramento da observação de si mesmo inserido em um contexto espacial. As informações coletadas pelas vias de percepção acima mencionadas também facilitam o indivíduo acessar informações de sua realidade psíquica.

 

Ludoterapia (Psicoterapia Infantil)

Este é o nome que se dá ao tratamento que utiliza brinquedos ou brincadeiras, como ferramentas mediadoras para auxiliar a criança a compreender o seu universo interno, auxiliando-as a lidar com medos, inseguranças, ansiedade, depressão, timidez, agressividade e muitos outros comportamentos que podem lhe causar sofrimentos que se originam na inter-relação com seu meio ambiente.