Saúde dentro da empresa

 

Iniciativas de gerenciamento ao estresse

 


Uma pesquisa realizada pela ISMA em 2002 entre profissionais de nove países, mostra o Brasil no segundo lugar do ranking dos trabalhadores estressados, perdendo apenas para o Japão. Cerca de 70% da população economicamente ativa sofrem de estresse ocupacional. Desses, 30% são vítimas do Burnout (estresse crônico).

Cada dia cresce o número de profissionais de empresas, nos EUA e Europa, que reivindicam indenizações por suas deficiências e doenças associadas ao estresse, e estas indenizações têm sido de valor em média quatro vezes maior que as indenizações por lesões físicas. Evidências estatísticas indicam que profissionais de enfermagem perdem em torno de um milhão de dias de trabalho por ano devido a complicações relacionadas ao fumo e que em torno de 1500 destes profissionais morrem em conseqüência deste (Inglaterra).

A questão levantada é:
Será que é possível, construir o processo de prevenção em relação a estas probabilidades, contribuindo para a reversão de quadros tão pessimistas?

Devemos destacar que é impossível eliminar o estresse de nossas vidas, já que ele existe em todos nós e que dentro de limites toleráveis, torna-se extremamente útil para o Ser Humano reagir frente a desafios que se apresentam durante a trajetória de vida. Contudo, a questão torna-se agravante, quando estes limites são excedidos e ocorre um desgaste geral do organismo, gerado por contínuas alterações psicofisiológicas, que acabam por acarretar doenças, queda de rendimento nas atividades diárias e baixa significativa na qualidade de vida dos indivíduos.O que fazer quando esta situação ocorre?

Frente a estes dados, o Núcleo de Saúde, está oferecendo ao Mercado, o Projeto “Saúde dentro da Empresa – Iniciativas de Combate ao Estresse”, cujo objetivo consiste em possibilitar, através da contribuição deste trabalho, respaldo para que as organizações tenham condições de perceber quais são as variáveis que dificultam o equilíbrio, não só da saúde física, mental dos indivíduos que a ela pertencem, como também, da qualidade de relações interpessoais, produtivas e conseqüentemente financeira que fazem parte deste processo.

 

Objetivos

Sensibilizar os participantes, sobre a importância da percepção do processo desencadeante do estresse, bem como das possibilidades de atuação para prevenção e reversão do quadro;

Conceituar estresse positivo e negativo e sua relação com saúde e segurança;

Identificação das fontes geradoras de estresse e quais são as possíveis estratégias para lidar com estas variáveis;

Refletir sobre a quebra do automatismo nas ações cotidianas: trabalho, lazer e vida pessoal;

Aplicação de avaliação individual para verificar se há o estresse negativo, em que níveis de estresse o sujeito se encontra.

Se necessário:

Aplicação de avaliação organizacional para verificar quais são as fontes geradoras de estresse que comprometem o funcionamento, desenvolvimento e qualidade de vida dentro de organização.

Plano de ação – trabalhos e processos de intervenção que visam extinguir ou amenizar as fontes geradoras de estresse, que acarretam prejuízo à saúde dos membros da organização, como também à saúde da empresa.

Obs: Apesar de ser aconselhável que o projeto seja executado na íntegra, a empresa terá a opção de escolher até que etapa deseja implementar em sua organização.

 

1ª Etapa – Palestra de Sensibilização

Conteúdo:

1) Dinâmica de Abertura
- Reflexão sobre o automatismo da vida cotidiana;

2)Introdução
- Apresentação de dados estatísticos.
- Quais são os fatores que geram o estresse profissional e quais são as conseqüências acarretadas por este processo na saúde do indivíduo e da empresa

3) Estresse
- O que é?
- Quais são as fases?
- Sintomas?

4) Boa alimentação uma arma contra estresse
- A interferência da boa alimentação no combate ao estresse negativo.
- Quais são as substâncias que combatem os radicais livres
(agentes causadores de doenças)

5. Dinâmica de fechamento.
- Respiração e relaxamento.

Metodologia:
Exposição, Interatividade e Dinâmicas de Grupo.

Datas e Horários:
A combinar

Equipamentos:
Data show;
CD player;
Flip-chart;
Sulfite;
Caneta esferográfica e
Pincel atômico.

Duração: 2 horas

 

2ª Etapa – Avaliação do estresse na Organização

1. Avaliação – estresse

- Avaliação Individual.

Consiste em verificar:
1.a) Em que fase de estresse, o indivíduo se encontra;
1.b) O levantamento e identificação de possíveis agentes estressores internos e externos.

Obs: Se houver necessidade, o participante receberá orientação adequada para manutenção do processo, podendo ocorrer ou não o encaminhamento para profissionais que sejam especialistas e que possam auxiliá-lo no processo de manutenção do estresse e desenvolvimento de uma boa saúde.

Duração: Dependerá do porte e complexidade do funcionamento da organização, em que será utilizada no mínimo uma hora com cada membro envolvido neste processo.

Será entregue à organização, um relatório Geral do Processo, em que será respeitada e preservada a identidade dos participantes.

Obs: Norma respeitada e imposta pelo Código de Ética, estipulado e formatado pelo Conselho Regional de Psicologia.

Se necessário e caso haja interesse da Organização:

- Avaliação para a Organização
Consiste em fazer o levantamento e identificação de agentes estressores dentro da organização.

Duração: Dependerá do porte e complexidade do funcionamento da organização.

 

3ª Etapa – Plano de Ação

Plano de ação

- Indicação de trabalhos e processos de intervenção que visam extinguir ou amenizar as fontes geradoras de estresse.

Duração: Dependerá do porte e complexidade do funcionamento da organização.

 

4ª Etapa – Manutenção

- Verificar, periodicamente, se as metas estipuladas pelo projeto e organização foram ou estão sendo alcançadas.

- Caso não tenha sido alcançada, identificar quais são os fatores que impediram o alcance dos objetivos, para que o trabalho possa ser reestruturado atendendo às propostas iniciais.

Duração: Dependerá do número de participantes que fará parte do Projeto, sendo utilizada no mínimo uma hora com cada membro.